Administração é a ciência social voltada para as práticas administrativas de uma organização, ou seja, o gerenciamento de recursos financeiros e humanos para atingir objetivos da empresa. Dirigir, planejar, organizar e controlar são princípios básicos da administração estratégica.
As principais funções administrativas envolvem negociação, tomada de decisões, estabelecimento de metas, identificação e resolução de problemas, liderança de pessoas, organização de recursos materiais, financeiros, humanos e mercadológicos.
Administração estratégica

É no campo da administração que é feito o planejamento estratégico da empresa. Ele define quais são objetivos, metas, projetos, orçamentos, logísticas, táticas e planos de ação. Organização entra no processo e compreende funcionamento do processo do negócio, método para se atingir as metas e a estrutura, ou seja, hierarquia, divisão do trabalho e das responsabilidades.
O papel do administrador

Um administrador mede a relação entre a empresa e os empregados, participa do processo de seleção, admissão e demissão de funcionários. Em termos de recursos financeiros e materiais, é sua responsabilidade controlar custos, orçamentos e fluxo de caixa, além de compra e estocagem de matérias-primas, logística, insumos e produtos finais. Observação das tendências de mercado também faz parte do negócio para avaliar oportunidades de investimento e monitorar as ações da concorrência.
A direção do business requer bom posicionamento de liderança, prevenção e correção de erros. Para isso, espera-se de um gestor de administração boa comunicação, liderança de pessoas, boas
estratégias de negociação, habilidade para tomada de decisões e boa observação das situações de forma global e sistêmica.
Com essas habilidades é possível navegar entre as quatro áreas básicas administrativas: marketing, produção, finanças e recursos humanos. O administrador pode trabalhar com marketing e vendas, execução do produto ou serviço, suprimentos, expedição e distribuição, recebimentos e pagamentos, controle de pessoal, relações humanas, controladoria e outras áreas administrativa do negócio.
Nelas, o administrador vai fazer o planejamento de estratégias, o gerenciamento cotidiano da empresa e a gestão de recursos. Assim, o papel da administração é também o de planejar metas para que elas saiam do papel e encontrem a melhor maneira de serem executadas.
Para isso, mais do que um executor, o administrador precisa fazer uma análise e um diagnóstico das diversas situações sob a luz dos objetivos traçados para a empresa. É ele quem resolve os problemas e maneja os recursos para realizar os planos da organização.